quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

MAPA DO ARTESANATO EM SÃO CRISTÓVÃO 1

São Francisco com a caveira, obra do artista Zé Antônio
Thiago Fragata*
 
O turista que visita São Cristóvão acredita mesmo que existem apenas igrejas e museus para conhecer. Foi isso que ele ouviu de quem conhece ou pensa conhecer o patrimônio cultural da ex-capital de Sergipe. Ninguém oferece ao visitante um possível roteiro gastronômico que comece experimentando as queijadas e termine na muqueca de folha, passando pelos beijus e licores ou um roteiro do artesanato. Criar novos roteiros é uma possibilidade ensaiada mas sua concretização depende de uma série de fatores, todos começando pela palavra vontade. 
Este mapeamento do artesanato no centro histórico de São Cristóvão é uma iniciativa que tomei em respeito aos tantos amantes da arte (quem chega na cidade é amante da arte!) que extasiado pela obras dos museus e/ou aperreado pela visita relâmpago deixa de conhecer ateliês, lojas de artesanato e os artistas. Portanto, meus objetivos são:
1 - facilitar o caminho do turista interessado em contactar artistas e atelier, enfim, artes em geral;
2 - fomentar o comercio de artesanato na cidade de São Cristóvão;
3 - provar que é possível construir um roteiro alternativo para além do roteiro museus e igrejas.
METODOLOGIA
Fotos e breve exposição da loja/atelier e seu artista ou agenciador. Endereço e contatos.

1 - ARTEL - ZÉ TELES 


O popular Zé Teles comercializa artes plásticas e fotos; faz serviços de vidraçaria e molduras em geral. Lá é possível encontrar e adquirir obras dos artistas: Ricardo Lins, Lirio, Pedro Silva, dentre outros. Sua loja fica próximo a Praça da Bandeira onde é possível vislumbrar as ruínas do antigo Hospício dos Capuchinhos.


Ruína do antigo hospício dos Capuchinhos
LOJA ARTEL
ARTEL
ENDEREÇO:
Rua José de Alencar Cardoso, N. 510 - Fone: (79) 3261-1484 
Contato: Zé Teles
 
2 - ARTES DA TERRA

Bom atendimento e venda pode ser feita no cartão de crédito


Artes da Terra é uma loja que reúne exemplares de obras de arte diversa produzida pelos artistas da região. Seu proprietário, Socrates Prado, oferece uma infinidades de peças e preços para todos os bolsos, tudo para o turista não deixar de levar "lembrançinhas" da cidade de São Cristóvão, souvenirs. Lá é possível encontrar trabalhos do escultor Zé Antonio, além de camisas, bolsas, canecas. A pequena réplica do São Francisco que segura uma caveira, inspirado na imagem depositada no Convento São Francisco, faz sucesso com os turistas. Você encontrar também delicados trabalhos em crochê, fuxico, e ainda doces e licores.

São Francisco com caveira, obra de Zé Antônio

Artes da Terra fica em frente ao Museu da Polícia

ARTES DA TERRA 
ENDEREÇO:
Av. Ivo do Prado, 55 
Contato: Socrates Prado (79) 88334231




MAPA DO ARTESANATO EM SÃO CRISTÓVÃO CONTINUA...

No próximo post conheça o atelier do artista Nivaldo Oliveira e as Bonequeiras de São Cristóvão!

*Thiago Fragata é poeta e historiador, diretor do Museu Histórico de Sergipe. E-mail: thiagofragata@gmail.com 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicaremos mensagens de anônimos e textos de conteúdo ofensivo, preconceituoso, que em nada possa contribuir para o conhecimento.